Quem somos

Saiba mais sobre o Barato no Divã e entenda nossa iniciativa

O que é o Barato no Divã

Nossa missão é assegurar formação de qualidade a profissionais de saúde, interessados na clínica voltada para pessoas com problemas associados ao uso de álcool e drogas. 

Reconhecemos a importância fundamental de uma clínica psiquiátrica e psicanalítica capaz de reproduzir “boas práticas”, contendo e rejeitando respostas que sejam indiferentes à autonomia conquistada ou potencial dos pacientes tratados.

Podemos ser reconhecidos pelo alinhamento com:

Preconizamos o fazer clínico que leve em conta o contexto – âmbito do micro e macrossocial – na construção do projeto terapêutico. Isso implica no reconhecimento da contribuição de outros saberes e práticas como: o marco sócio-educativo; a educação inclusiva, a justiça restaurativa, as práticas grupais e associativas de caráter afirmativo; os grupos de autoajuda, os movimentos sociais de reivindicação de reconhecimento de direitos dos UDs e necessidade de questionamento do estatuto legal das drogas, a produção das associações caudatárias do movimento de redução de danos, dentre outros.

O site complementará as atividades didáticas facilitando e ampliando o acesso a textos de referência, ensaios, resenhas, artigos científicos e apresentações em congressos, simpósios etc. 

Quem são os profissionais envolvidos

Conheça o perfil e formação dos profissionais envolvidos nessa iniciativa

Diva Reale

Psiquiatra e psicanalista (IPQ/HC-FMUSP, 82-87; 94-2013), mestre Medicina Preventiva FMUSP, Estagiária Hospital Marmmotan/ Paris (86, 90, 91, 97), Concepção/ coord. Geral d’O Barato no Divã, Curso Independente: O Barato no Divã: Pensamento Clínico em Curso. Ministra os cursos: A Clínica em Contexto, e Especificidades da Clínica Ampliada no Instituto Sedes Sapientiae. Livro: Toxicomania e adições: a clínica viva de Olievenstein com Marcelo Soares (Orgs.).

Marcelo Soares da Cruz

Psicanalista, mestre e doutor em psicologia clínica (IPUSP), tem aperfeiçoamento em Psicoterapia Focada na Transferência pela Universidade de Cornell. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde ministra aulas no curso de Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea. Professor dos cursos d’O Barato no Divã (Sedes) e do Centro Regional de Referência de Formação Permanente em Álcool e Drogas (CRR-UFSCar). Organizador dos Cadernos HabitAT (Dobra Editora). Livro “Toxicomania e adições: a clínica viva de Olievenstein” Diva Reale e Marcelo Soares da Cruz (Orgs.).

André Negrão

Psiquiatra e Doutor pela FMUSP. Supervisor no Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Professor do curso O Barato no Divã: Especificidades da Clínica Ampliada no Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD).

Celi Cavallari

Psicóloga, psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É vice-presidente da REDUC e consultora da Comissão de DH e Drogas da OAB SP. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia SP, do CONED SP e Conselho Estadual sobre Política de Drogas.

Decio Gurfinkel

Psicanalista, membro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae, onde ministra aulas. Professor do curso d’O Barato no Divā: Pensamento Clínico em Curso. Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP e pós-doutorado pela PUC-SP. Livros: Adicções: Paixão e vício, Relações de objeto; Sonhar, dormir e psicanalisar: Viagens ao informe, Do sonho ao trauma: Psicossoma e adicções; e A pulsão e seu objeto-droga: Estudo psicanalítico sobre a toxicomania.

Fabio Carezzato

Médico e psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra Colaborador no Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) – IPq – HC –USP. Membro da ABRAMD e ABRAMD – Clínica/SP. Trabalhou no Centro de Referência de Tabaco, Álcool e Outras Drogas (CRATOD), é coordenador do Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos e professor dos cursos d’O Barato no Divã.

Jorge Artur C. Floriani

Internauta anarquista, educador social com formação em psicanálise, membro da ABRAMD e representante desta no Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas e Álcool do município de São Paulo, e nas Comissões Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e de Combate ao Trabalho Infantil. Militante orgânico do Intercambiantes Brasil e São Paulo.

Katia Varela Gomes

Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, pesquisadora na área das dependências e gênero. Psicóloga em CAPSad e membro do Núcleo Docente Estruturante da Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Município de Guarulhos. Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de dependências, grupos e saúde coletiva. Membro da ABRAMD-Clínica São Paulo.

Marcia M. Franco

Psicóloga e psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora do curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea do mesmo Instituto, longa experiência em Saúde Mental, em particular em CAPS-AD.

Marô Campos Mello

Psicóloga formada pela PUCSP. Analista Winnicottiana de adolescentes e adultos. Colaboradora d’O Barato no Divã.

Patricia Hochgraf

Médica Psiquiatra. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Médica assistente do IPq-HC-FMUSP. Doutora em Medicina na área de Psiquiatria pela FMUSP. Professor Colaborador da FMUSP. Autora do livro Como lidar com o Alcoolismo (Hogrefe, 2018).

Rafael Muscalu Raicher

Psicanalista ligado ao departamento de psicanálise do Sedes, psicólogo formado pela PUCSP, acompanhante terapêutico e analista institucional. Especialista em Saúde Coletiva em Mental pela UNICAMP. Coordena e dá aulas nos cursos O Barato No Divã: A Clínica em Contexto e cursos de expansão em at no Instituto Sedes. Trabalhou como psicólogo e supervisor institucional em CAPS III, CAPS AD e CAPS I. Trabalhou no projeto de atendimento em grupos de adolescentes e jovens da clinica do SEDES, o NURAAJ (Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais). Atua como at desde 2006 e no consultório desde 2010.

Silvia Brasiliano

Psicanalista. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq – HC – FMUSP0). Membro fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD). Membro fundador e secretária associada nas gestões 2018-2020 e 2020-2022 da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABCPF).

Valeria Lacks

Psiquiatra, psicoterapeuta, coordenadora da Unidade de Psiquiatria do Hospital de Diadema. Mestre em psiquiatria Unifesp. Membro da Abramd (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas) e membro da Abramd Clínica.