Curso Pensamento Clínico

Curso - Pensamento Clínico

ADIÇÕES AO ÁLCOOL,
OUTRAS DROGAS E OBJETOS

Destinado profissionais de saúde, médicos, psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais, enfermeiros,
terapeuta ocupacional.

Nosso objetivo é auxiliá-lo do início ao fim do processo, com bom senso e experiência

Com enfoque eminentemente clínico, o curso inclui um amplo espectro de temas de interesse clínico desde noções básicas de psicofarmacologia até as principais modalidades de intervenção advindas da Psiquiatria, Pensamento clínico de Olievenstein, Psicanálise, Prevenção de Recaída e Redução de danos.

A modalidade de transmissão contará com a mesma essência do curso presencial, adaptado às novas necessidades que a atividade à distância requer:

1. Respeitaremos a primazia da clínica sobre a teoria em si;

2. Ampliação e diversificação de metodologias de ensino que assegurem a mesma qualidade dos cursos presenciais;

3. Uso de metodologias que valorizem a participação e discussão do conteúdo das aulas;

4. Valorização dos meios que favoreçam a construção interativa e coletiva do conhecimento a ser transmitido. 

5. Ampliação do staff de professores gabaritados durante as aulas para assegurar a participação ao vivo dos alunos à distância;

6. Assegurar:

    a. Carga horária máxima de atividades ao vivo online, em paralelo à;

    b. Ampliação de utilização de recursos próprios para ensino à distância: 

        i. estudos e leituras individuais; 

        ii. videoaulas expositivas

        iii. discussão e esclarecimento de questões ao vivo com o próprio professor das videoaulas;

         iv. seminários ao vivo ministrados por alunos, com indicação de textos sobre temas pré-estabelecidos.  

         v. Supervisão e discussão de caso clínico dos alunos apresentado ao vivo. 

7. Reconhecimento das peculiaridades para maximizar os benefícios do uso de videoaulas expositivas gravadas; aulas com até 20 minutos de duração para obter a melhor relação custo/benefício do aprendizado.

8. Assegurar comunicação ágil por outras vias como Whatsapp, além dos meios tradicionais como e-mail; durante as aulas ao vivo também pelo chat da plataforma Zoom. 

Diva Reale

Coordenadora do Curso

Marcelo Soares da Cruz

Coordenador do Curso

Módulo I

  • Psicofarmacologia na perspectiva clínica I
  • Do ouro puro à liga de titânio I: Psiquiatria Psicodinâmica, Psicoterapia especializada
  • Psicanálise das adições
  • Modalidades de intervenção: Redução de danos e interseções na clínica

Módulo II

  • Psicofarmacologia da perspectiva clínica II
  • Dispositivos terapêuticos: Psiquiatria psicodinâmica, Psicanálise, Prevenção de Recaída
  • Psicanálise das adições II
  • Do ouro puro à liga de titânio II: singularidades da clínica

Módulo III – (Novo)

  • Entrevistas preliminares / Recordação
  • Sobre Começos/ enquadres
    • Queixas, pedidos e demandas
    • Reflexões sobre (re)começos: enquadre
  • O processo terapêutico I/ temas específicos
  • O processo psicoterapêutico II: Comorbidades
  • Outras adições: gaming/gambling
  • Términos  

Complementando o programa formativo que temos desenvolvido desde 2011, incluímos para este próximo ano de 2021 um módulo inteiramente dedicado à psicoterapia individual do paciente com problemas de adição à álcool, outras drogas e objetos. 

Buscando pela transmissão elucidar sobre as especificidades de nossa prática clínica, Diva e Marcelo expõem sua clínica à luz de diferentes olhares e teorias que lhes serviram de inspiração e moldaram sua experiência ao longo de suas carreiras. 

A questão-cunha “haverá uma especificidade da psicoterapia psicanalítica em AD?” serviu de guia para esta viagem. 

Inspirado nos road movies – onde somos expostos à imersão de imagens que se sucedem pelo deslocamento dos protagonistas no espaço movido pelo roteiro – o programa pretende levar o aluno a uma viagem onde ele acompanhará as peripécias que enfrentamos para conduzir um trajeto que se inicia na chegada do paciente e segue rumo à autonomia que almejamos promover na cura das dependências. 

Ao final desta viagem esperamos que cada um dos participantes possa formular em seus próprios termos a resposta à questão da especificidade encontrada!

CORPO DOCENTE

A psicanálise como um dos carro-chefes para pensar

André Negrão

Psiquiatra e Doutor pela FMUSP. Supervisor no Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Professor do curso O Barato no Divã: Especificidades da Clínica Ampliada no Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD).

Celi Cavallari

Psicóloga, psicanalista, mestra em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É vice-presidente da REDUC e consultora da Comissão de DH e Drogas da OAB SP. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia SP, do CONED SP e Conselho Estadual sobre Política de Drogas.

Decio Gurfinkel

Psicanalista, membro dos Departamentos de Psicanálise e de Psicossomática do Instituto Sedes Sapientiae, onde ministra aulas. Professor do curso d’O Barato no Divā: Pensamento Clínico em Curso. Doutor pelo Instituto de Psicologia da USP e pós-doutorado pela PUC-SP. Livros: Adicções: Paixão e vício, Relações de objeto; Sonhar, dormir e psicanalisar: Viagens ao informe, Do sonho ao trauma: Psicossoma e adicções; e A pulsão e seu objeto-droga: Estudo psicanalítico sobre a toxicomania.

Diva Reale

Psiquiatra e psicanalista (IPQ/HC-FMUSP, 82-87; 94-2013), mestre Medicina Preventiva FMUSP, Estagiária Hospital Marmmotan/ Paris (86, 90, 91, 97), Concepção/ coord. Geral d’O Barato no Divã, Curso Independente: O Barato no Divã: Pensamento Clínico em Curso. Ministra os cursos: A Clínica em Contexto, e Especificidades da Clínica Ampliada no Instituto Sedes Sapientiae. Livro: Toxicomania e adições: a clínica viva de Olievenstein com Marcelo Soares (Orgs.).

Fabio Carezzato

Médico e psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP. Psiquiatra Colaborador no Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) – IPq – HC –USP. Membro da ABRAMD e ABRAMD – Clínica/SP. Trabalhou no Centro de Referência de Tabaco, Álcool e Outras Drogas (CRATOD), é coordenador do Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos e professor dos cursos d’O Barato no Divã.

Gabriel Rocha Teixeira Mendes

Graduação em Faculdade de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2022-). Psicólogo clínico e supervisor institucional. Membro da ABRAMD clínica SP.  Campos de atuação: álcool e outras drogas, território, saúde coletiva, saúde mental, assistência social e infância e adolescência.

Jorge Artur C. Floriani

Internauta anarquista, educador social com formação em psicanálise, membro da ABRAMD e representante desta no Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas e Álcool do município de São Paulo, e nas Comissões Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e de Combate ao Trabalho Infantil. Militante orgânico do Intercambiantes Brasil e São Paulo.

Katia Varela Gomes

Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, pesquisadora na área das dependências e gênero. Psicóloga em CAPSad e membro do Núcleo Docente Estruturante da Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Município de Guarulhos. Professora de graduação e pós-graduação nas áreas de dependências, grupos e saúde coletiva. Membro da ABRAMD-Clínica São Paulo.

Marcelo Soares da Cruz

Psicanalista, mestre e doutor em psicologia clínica (IPUSP), tem aperfeiçoamento em Psicoterapia Focada na Transferência pela Universidade de Cornell. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde ministra aulas no curso de Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea. Professor dos cursos d’O Barato no Divã (Sedes) e do Centro Regional de Referência de Formação Permanente em Álcool e Drogas (CRR-UFSCar). Organizador dos Cadernos HabitAT (Dobra Editora). Livro “Toxicomania e adições: a clínica viva de Olievenstein” Diva Reale e Marcelo Soares da Cruz (Orgs.).

Marcia M. Franco

Psicóloga e psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora do curso Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea do mesmo Instituto, longa experiência em Saúde Mental, em particular em CAPS-AD.

Marô Campos Mello

Psicóloga formada pela PUCSP. Analista Winnicottiana de adolescentes e adultos. Colaboradora d’O Barato no Divã.

Patricia Hochgraf

Médica Psiquiatra. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP). Médica assistente do IPq-HC-FMUSP. Doutora em Medicina na área de Psiquiatria pela FMUSP. Professor Colaborador da FMUSP. Autora do livro Como lidar com o Alcoolismo (Hogrefe, 2018).

Rafael Muscalu Raicher

Psicanalista ligado ao departamento de psicanálise do Sedes, psicólogo formado pela PUCSP, acompanhante terapêutico e analista institucional. Especialista em Saúde Coletiva em Mental pela UNICAMP. Coordena e dá aulas nos cursos O Barato No Divã: A Clínica em Contexto e cursos de expansão em at no Instituto Sedes. Trabalhou como psicólogo e supervisor institucional em CAPS III, CAPS AD e CAPS I. Trabalhou no projeto de atendimento em grupos de adolescentes e jovens da clinica do SEDES, o NURAAJ (Prêmio Jonathas Salathiel de Psicologia e Relações Raciais). Atua como at desde 2006 e no consultório desde 2010.

Raonna Martins

Psicóloga. Psicanalista. Mestre em psicologia social pela PUC SP e doutora em psicologia clínica pela USP SP. Supervisora clínica e institucional

Silvia Brasiliano

Psicanalista. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq – HC – FMUSP0). Membro fundador da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD). Membro fundador e secretária associada nas gestões 2018-2020 e 2020-2022 da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABCPF).

Valeria Lacks

Psiquiatra, psicoterapeuta, coordenadora da Unidade de Psiquiatria do Hospital de Diadema. Mestre em psiquiatria Unifesp. Membro da Abramd (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas) e membro da Abramd Clínica.

Vitor N. Schmidt Oliveira

Psicólogo, psicanalista, mestrando em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro da Abramd clínica. Atua em consultório particular e no setor de Psiquiatria álcool e drogas do Hospital Estadual de Diadema.

Quem conhece, recomenda!

ESTAMOS TRABALHANDO EM UMA NOVA VERSÃO PRA VOCÊ

Atendimento humanizado, sem burocracia ou formalidades.

Entre em contato pelo Whatsapp ou preencha seus dados no campo a seguir. 
Em seguida entraremos e contato com com você.

Oferecemos um serviço 100% online