Em homenagem ao Dia da Mulher deste ano de 2020 faremos uma série especial de publicações: “Porque o Dia da Mulher é todo dia!”.
Jorge Artur Canfield Floriani¹ concebeu para sua abertura uma reunião de excertos extraídos de publicações de autoras feministas consagradas. Este mosaico nos apresenta petiscos da contribuição destas autoras nos seus campos de atuação, responsáveis pela construção de teorias e sensibilidades, amplificando a força e resistência para discernir quais as lutas que podem e devem ser travadas.
Podemos afirmar que as questões que compõem a pauta feminista têm tido uma ampla inserção nas práticas sociais e linguageiras. Atualmente testemunhamos uma realidade que tomou uma direção na contramão da história, mostrando o quanto as conquistas obtidas, algumas das quais já transformadas em lei, não são nem definitivas nem podem prescindir da continuidade das lutas que as tornaram viáveis. Esperamos que nossas leitoras e leitores possam apreciar este percurso encontrando inspiração, descobrindo referências ou mesmo curiosidades que possam ter o efeito de nos aproximar daquilo que o movimento feminista tem de imprescindível: enfrentar a problemática da dominação entre os sexos e suas consequências.
_________________________
¹ Educador Social com formação em Psicanálise, conselheiro no COMUDA, membro da ABRAMD e coletivo Intercambiantes.