IX. Porque Dia da Mulher é todo dia! – The Bletchley Circle II: Primeiro tempo. Decifrando o código de um assassino

Primeiro tempo. Decifrando o código de um assassino. Parte 1
 
Categorias socioprofissionais (Pierre Cours-Salies) p. 30
Na primeira cena em 1943, aparecem mulheres trabalhando num escritório o Quartel General britânico de decifração de códigos. Sua atividade é secreta, nem mesmo seus futuros maridos poderão tomar conhecimento deste aspecto de sua existência. Suas vidas domésticas e familiares permanecem sendo sua única identidade socialmente validada. Portanto sua ocupação estratégica para a conquista de posições vantajosas na guerra em andamento não pode ser reconhecida socialmente. Elas não fazem parte das estatísticas oficiais de categorias socioprofissionais [Hirata et als (orgs), 2009, p. 30]. Elas são heroínas clandestinas.
Violências (Carme Alemany) p. 271¹
Nove anos depois: 1952. Susan a mulher que decifrou um “código dentro do código”, permitindo que os britânicos soubessem a posição das tropas alemãs com três dias de antecipação, está tricotando e cuidando dos afazeres domésticos de sua casa. Descobrimos que ela se casou e teve dois filhos. Ela mantém um mapa escondido atrás do espelho da cômoda onde estão marcados fatos envolvendo o desaparecimento e assassinato de algumas moças, com características comuns entre eles. O marido, ao jantar, tenta confortar a esposa que não devia estar pensando nestas coisas horríveis, afinal aquelas mulheres “não eram como nós”, caminhando sozinhas à noite… Susan, que trouxera para a conversa do jantar suas observações sobre estes desaparecimentos, quer de fato fazer contato com o subcomissário de polícia, pois acredita poder indicar o local de um possível cadáver ainda não descoberto. Ela lembra o marido que é “boa com padrões”, um atributo conhecido dele, que até aquele momento não passava de uma curiosidade ou idiossincrasia sem valor social algum. Ele expressa sua incredulidade de que ela seja capaz desta proeza embora aceda ao pedido da esposa apresentando-a ao policial de alta patente.
A trama policialesca focando os crimes de um serial killer de mulheres – feminicídio em série – é o que conduz esta primeira temporada da série.

PS: dada a importância do tema da violência escolhi, excepcionalmente, reproduzir este verbete na sua quase totalidade.

“As violências praticadas contra as mulheres devido ao seu sexo assumem múltiplas formas. Elas englobam todos os atos que, por meio de ameaça, coação ou força, lhes infligem na vida privada ou publica, sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos com a finalidade de intimidá-las, puni-las, humilhá-las, atingi-las na sua integridade física e na sua subjetividade. O sexismo vulgar, a pornografia e o assédio sexual no local de trabalho também se incluem aí. Trataremos aqui das violências corporais que, como expressão de relações entre poder masculino e sexualidade, fazem parte da aprendizagem da virilidade, e são em geral legitimados socialmente. Ferindo diretamente muitas mulheres, privando-as da sua liberdade de ir e vir, do seu sentimento de insegurança, da sua autoconfiança, de sua capacidade de construir relacionamentos, de seu gosto pela vida, essas violências se referem e afetam todas as mulheres que são vítimas potenciais e constituem uma das formas extremas de relação entre os sexos

As feministas americanas foram as primeiras que, desde o início dos anos 70, denunciaram a violência sexual. […] O estupro ocupa um lugar central no desenvolvimento de estudos teóricos que distinguem os estudos criminológicos que… “reproduzindo preconceitos androcêntricos, privilegiam as teorias vitimológicas [ou interacionistas), que fazem da relação entre a vítima e o autor um elemento explicativo fundamental.” p. 271-272.

_____________________________

¹A primeira edição francesa deste dicionário, ocorreu em 2000. Em linguagem mais recente, o termo que se consagrou entre nós para este tipo de violência é feminicídio

Confira também...

Uma estranha conexão surge entre um homem e uma voz feminina cuja natureza e origem...
Ecos da 43ª Mostra Internacional de Cinema   Sobre O Século da Fumaça, filme de 2019,...
Parte desta matéria foi escrita a partir do trabalho “Ilusão de ser autossustentável no uso...